Divorcio Colaborativo e a Facilitação do Coach

Uma nova maneira de se divorciar de forma não litigante.

 

Como funciona?

Na perspectiva de uma separação, o casal pode optar por um caminho não litigioso e assistido nas suas várias questões: emocionais, jurídicas, comunicacionais e financeiras. Esse caminho é o do Divórcio Colaborativo.

O casal ou uma das partes pode buscar um coach ou um advogado colaborativo de sua confiança para conhecer e saber como funciona esse processo.

O casal que aderir ao Divórcio Colaborativo, escolherá os profissionais capacitados que irão assisti-lo e que formarão uma Equipe Colaborativa.

Essa Equipe pode ser composta de dois advogados, dois coaches, um especialista infantil e, eventualmente, um financeiro.

Esses profissionais capacitados nas Práticas Colaborativas, ajudam seus clientes a cuidarem da sua família no momento da separação, para que possam construir um futuro melhor para todos, com menos desgaste emocional e financeiro que uma separação litigiosa acarretaria.

Num contexto de diálogos que visam a construção colaborativa de acordos sustentáveis ao longo do tempo, esses profissionais cuidam das pessoas – adultos e crianças – para que consigam construir, de maneira eficaz, o “daqui para frente”.

Nós atuamos como coaches

Caso necessário, ajudamos na escolha dos profissionais, mas cuidamos especialmente dos processos de mudanças pessoal e social, para a construção do plano de parentalidade e da nova configuração familiar.

Como Coaches Colaborativas, acolhemos os sentimentos dos pais, decorrentes desse momento complexo de vida, ajudando-os a:

– cuidar de suas emoções;
– se comunicar de forma clara, respeitosa e eficiente;
– estruturar suas questões práticas relacionadas as decisões jurídicas e
– negociar com a outra parte de forma eficaz.

Conversamos com a Equipe para contribuir com os aspectos emocionais em jogo na situação do divórcio, facilitando para que as necessidades de nossos clientes sejam atendidas.

Fazemos contato com o especialista infantil para melhor pensar sobre como atender às necessidades das crianças e dos adolescentes e, quando necessário, acompanhamos nossos clientes nas reuniões conjuntas com os advogados.